No Brasil nosso índice de mortalidade de empresas vem diminuindo, porém, em janeiro de 2019, o Boa Vista divulgou uma pesquisa apontando que em 2018, 96,5% das empresas do país que entraram em processo de falência eram Pequenas Empresas.
O processo de falência, não significa necessariamente a morte da empresa.
No entanto, aponta para o fato de a empresa possuir diversos problemas financeiros e estruturais.
Contudo, em uma visão geral o número total de empresas que pediram falência em 2018, foi 13% menor do total de 2017. Já outro dado do IBGE aponta que o Brasil fechou mais de 316 mil empresas nos últimos 4 anos. Esse dado não esta contando o ano de 2020 onde devido à pandemia o número tem subido muito.
Quando você decide empreender e fazer seus planos, você normalmente vê e imagina o lado bom das coisas, e tem que ser assim, com certeza! Mas analisando friamente fatos e dados, acredito ser muito importante colocar nos planos de todo o empreendedor um plano de saída do negócio, para que não cause maiores problemas para sua vida emocional, familiar e social, caso seu negócio venha a falir.
Normalmente não te ensinam como "falir" sua empresa em um curso de empreendedorismo, mas ensinam plano de negócio, planilhas de análise de mercado, atendimento, técnicas de fechamento etc, isso é muito importante, mas quantos de vocês colocaram no seu plano de negócio falir a empresa se não tivesse retorno? Não estou falando de imaginar essa possibilidade, estou falando em ter um plano real. Assim como o plano de negócio, um plano de fechamento do negócio antes de chegar ao ponto de "quebrar", bem estruturado, real e aplicável é muito importante para o seu bem-estar e para o bem-estar daqueles que estão com você no negócio.
Só para deixar claro que existe a questão de Plano de Recuperação Judicial ou Lei 11.101/2005 (que, é lindíssima) A minha sugestão e ter um plano para sair do negócio antes de entrar no Plano de Recuperação Judicial propriamente dito. Se você notar que o barco está afundando e não tem como tapar o furo, é melhor você correr para o bote salva-vidas antes de afundar com o navio, mas é importante ter botes salva-vidas para todos que estão a bordo do barco.
Quando Sair do Barco?
Antes de afundar!
Primeiro temos que entender o que é um furo no casco do barco. Na minha ideia um furo no casco do barco, é quando suas receitas do mês não cobrem suas despesas. Depende o quão preparado você está para tapar este furo. O ideal é que este furo seja tapado imediatamente, desta maneira para de entrar água no barco. Se você não tem material para tapar esse furo você vai pedir emprestado, você vai tapar o furo mais seu barco vai ficar mais pesado e mais lento, se no próximo mês furou e novamente você pegou material emprestado o barco ficou ainda mais pesado e mais lento. É aí que o empreendedor tem que ter o plano de fuga e começar as ações de aliviar o barco ou usar o bote salva-vidas. Se ele esperar muito o barco vai afundar devido ao furo ou devido ao peso do material que ele pegou emprestado. O segredo para não afundar o barco é saber a hora de aliviar a carga e tapar o furo. Ações que devem ser tomadas em conjunto! Se você tapar o furo e continuar colocando carga, o barco afunda, se você não tapar e furo e aliviar a carga o barco também afunda. É preciso então tapar o furo e aliviar a carga para um ter um navio estável e que possa suportar tempestades durante seu percurso até o destino.
Porque Falar Sobre Falência?
Falar sobre fechar um negócio, não significa nunca mais abrir outro ou desistir de seus objetivos, na minha concepção significa realinhar expectativas e evitar grandes problemas familiares, emocionais e sociais. Quanto maior seu conhecimento sobre planos, processos e procedimentos de fechar um negócio mais fácil e natural será sair do negócio sem causar danos e prejuízos a você e aos que te cercam.
Comentários
Postar um comentário