Precisamos ter pessoas boas ao nosso lado que nos indiquem quando parar e precisamos escuta-las, avaliar os resultados de maneira fria e objetiva. Parar antes de adquirir novas dívidas, mesmo que você já tenha dívidas, pare agora e não adquira novas dívidas, se não, você pode acabar sem nada e ainda mais endividado.
2. Converse Com Seus Credores
Chame seus credores e diga realmente o que esta acontecendo! A conversa é muito simples, difícil muito difícil, mas simples: -Estou encerrando minhas operações e não tenho condições de pagamento no momento. Fale seus planos e o que pretende fazer, se você irá procurar emprego, se irá tentar abrir um novo negócio, quando irá fechar as operações e SE tiver condições diga quando e quanto irá pagar por mês (o valor nesta hora não importa muito o mais importante é mostrar o seu real desejo de pagar, nem que seja 10 reais por mês) e honre isso, é sua chance de mostrar a seus credores que você é honesto e que se tivesse condições realmente pagaria as contas em dia. Conseguindo honrar seu compromisso, você poderá aumentar o valor de pagamento com o passar do tempo, mas nunca prometa nada que não poderá cumprir novamente. Lembre-se que seus credores apostaram no negócio junto com você, assim como você, eles avaliaram o risco e decidiram apostar em você, se você quebrar eles quebram junto e eles tinham a consciência disso então não se desespere por isso, matenha as emoções sob controle.
Certamente seus credores maiores como bancos por exemplo, colocarão você na justiça, e você se defenderá, procure um amigo advogado, certamente você conhece alguém, não gaste dinheiro com advogados caros, lembre-se que você não tem dinheiro nenhum. Se você tem funcionários pague-os!!! Eles são e sempre serão sua prioridade NUNCA pague dívidas e não pague funcionários!!!!
3. Encerre as Operações.
É muito comum empresas pequenas que enceraram suas operações continuarem operando, isso é um erro grave. Quando você decidir encerrar as atividades, procure seu contador e encerre as atividades, faça toda a "papelada" necessária para isso e não continue operando ilegalmente. Se você decidir continuar operando, então não encerre as atividades, ou inicie uma nova empresa de maneira legalizada, isso te dará credibilidade junto a seus clientes.
Se você ainda é devedor seus credores irão te ligar constantemente, sempre atenda as ligações e explique a situação, não fuja, não minta, não se esconda. Encare os problemas, mas entenda que existem problemas sem solução. Como diz aquele velho ditado: "Se não tem solução, solucionado está!"
4. Somente Para Empreendedores
Este passo é somente para aquelas pessoas que tem como profissão empreender, se você é um empreendedor, provavelmente você irá iniciar um outro negócio, seja no mesmo ramo que você ja tinha mas agora com melhorias, ou em outro ramo de negócio. Minha dica é: procure abrir o negócio no seu nome, procure não abrir o negócio em nome de outra pessoa, pois isso pode vir a ter sérias consequências. Se você deseja abrir um novo negócio, procure seu contador, ele vai te orientar da melhor maneira. Desta vez inicie pequeno, pense grande, e a longo prazo. Não queira "ganhar" dinheiro rápido. Tenha como objetivo a conquista e manutenção de clientes. Estabeleça seu salário e viva dentro dele. Não misture dinheiro da empresa com seu dinheiro. Lucro é da empresa e não seu! Faça caixa para sua empresa e não gaste. Invista apenas depois que tiver o dinheiro.
Acredito que um negócio não é criado ou idealizado para dar prejuizo ou dor de cabeça para seus proprietários, portanto quando o negócio começa a te trazer muitos problemas sem soluções, está na hora de se desfazer dele, ou venda ou feche e inicie outra coisa que vá te trazer felicidade. Existem pessoas que nasceram para empreender e sentem-se felizes assim e outras não. Obviamente cada negócio tem seu ônus e bônus portanto deve ser avaliado constantemente o que está se sobressaindo. Sair bem após falir seu negócio é possivel, quando há uma conversa honesta e clara com seus credores. Você irá diminuir seu stress, começar a viver dentro das suas condiçoes e tornar-se mais humilde, o que vai te levar a uma profunda e serena reflexão do que foi feito e o que poderia ter sido feito, analisando isso e percebendo que você pode transformar a frase "poderia ter sido feito" para: "Isso pode ser feito agora" Irá te trazer mais esperança e aquele sentimento de recomeço e progresso que todo o empreendedor adora!
Bons Negócios!
Comentários
Postar um comentário