Pular para o conteúdo principal

Como Quebrar seu Negócio Sair bem e Porquê.

Você aprendeu bastante, esteve apaixonado pelo seu negócio e fez disso seu projeto de vida durante algum tempo, mas seu negócio acabou te dando mais dor de cabeça do que alegrias, mais dívidas do que lucro e muito mais problemas do que soluções. Apenas pela primeira frase desta matéria já fica claro que fechar as portas, quebrar, falir ou como quiser chamar, será muito bom pra você! Menos dor de cabeça, mais alegria, menos dívidas e mais lucros. Como fechar meu negócio e sair bem disso tudo? Vou deixar aqui algumas dicas, afinal já fechei uma escola de inglês, vendi uma, quase fechei outras duas, posso dizer que tenho um pouco de experiência.

1. Saiba Quando Parar

O empreendedor é apaixonado, quando o empreendedor esta iniciando um negócio, ele produz o mesmo hormônio que produz quando esta apaixonado e que faz com que perca a razão e o medo, como diz Mariângela Gerra psicóloga especializada em ansiedade:

"Em termos neurológicos, essa euforia induz a produção de substâncias que inibem a parte do cérebro responsável pela lógica, processo chamado de inibição pré-frontal. Esse estado, por sua vez, pode gerar um transtorno obsessivo-compulsivoÉ por isso que, não raro, vemos tantos empreendedores apaixonados, motivados e obcecados abrindo mão da família, amigos e até da saúde por um propósito muito grande e claro."

Precisamos ter pessoas boas ao nosso lado que nos indiquem quando parar e precisamos escuta-las, avaliar os resultados de maneira fria e objetiva. Parar antes de adquirir novas dívidas, mesmo  que você já tenha dívidas, pare agora e não adquira novas dívidas, se não, você pode acabar sem nada e ainda mais endividado.


2. Converse Com Seus Credores

Chame seus credores e diga realmente o que esta acontecendo! A conversa é muito simples, difícil muito difícil, mas simples: -Estou encerrando minhas operações e não tenho condições de pagamento no momento. Fale seus planos e o que pretende fazer, se você irá procurar emprego, se irá tentar abrir um novo negócio, quando irá fechar as operações e SE tiver condições diga quando e quanto irá pagar por mês (o valor nesta hora não importa muito o mais importante é mostrar o seu real desejo de pagar, nem que seja 10 reais por mês) e honre isso, é sua chance de mostrar a seus credores que você é honesto e que se tivesse condições realmente pagaria as contas em dia. Conseguindo honrar seu compromisso, você poderá aumentar o valor de pagamento com o passar do tempo, mas nunca prometa nada que não poderá cumprir novamente. Lembre-se que seus credores apostaram no negócio junto com você, assim como você, eles avaliaram o risco e decidiram apostar em você, se você quebrar eles quebram junto e eles tinham a consciência disso então não se desespere por isso, matenha as emoções sob controle.

Certamente seus credores maiores como bancos por exemplo, colocarão você na justiça, e você se defenderá, procure um amigo advogado, certamente você conhece alguém, não gaste dinheiro com advogados caros, lembre-se que você não tem dinheiro nenhum. Se você tem funcionários pague-os!!! Eles são e sempre serão sua prioridade NUNCA  pague dívidas e não pague funcionários!!!!


3. Encerre as Operações.

É muito comum empresas pequenas que enceraram suas operações continuarem operando, isso é um erro grave. Quando você decidir encerrar as atividades, procure seu contador e encerre as atividades, faça toda a "papelada" necessária para isso e não continue operando ilegalmente. Se você decidir continuar operando, então não encerre as atividades, ou inicie uma nova empresa de maneira legalizada, isso te dará credibilidade junto a seus clientes. 

Se você ainda é devedor seus credores irão te ligar constantemente, sempre atenda as ligações e explique a situação, não fuja, não minta, não se esconda. Encare os problemas, mas entenda que existem problemas sem solução. Como diz aquele velho ditado: "Se não tem solução, solucionado está!"


4. Somente Para Empreendedores

Este passo é somente para aquelas pessoas que tem como profissão empreender, se você é um empreendedor, provavelmente você irá iniciar um outro negócio, seja no mesmo ramo que você ja tinha mas agora com melhorias, ou em outro ramo de negócio. Minha dica é: procure abrir o negócio no seu nome, procure não abrir o negócio em nome de outra pessoa, pois isso pode vir a ter sérias consequências. Se você deseja abrir um novo negócio, procure seu contador, ele vai te orientar da melhor maneira. Desta vez inicie pequeno, pense grande, e a longo prazo. Não queira "ganhar" dinheiro rápido. Tenha como objetivo a conquista e manutenção de clientes. Estabeleça seu salário e viva dentro dele. Não misture dinheiro da empresa com seu dinheiro. Lucro é da empresa e não seu! Faça caixa para sua empresa e não gaste. Invista apenas depois que tiver o dinheiro.

Acredito que um negócio não é criado ou idealizado para dar prejuizo ou dor de cabeça para seus proprietários, portanto quando o negócio começa a te trazer muitos problemas sem soluções, está na hora de se desfazer dele, ou venda ou feche e inicie outra coisa que vá te trazer felicidade. Existem pessoas que nasceram para empreender e sentem-se felizes assim e outras não. Obviamente cada negócio tem seu ônus e bônus portanto deve ser avaliado constantemente o que está se sobressaindo. Sair bem após falir seu negócio é possivel, quando há uma conversa honesta e clara com seus credores. Você irá diminuir seu stress, começar a viver dentro das suas condiçoes e tornar-se mais humilde, o que vai te levar a uma profunda e serena reflexão do que foi feito e o que poderia ter sido feito, analisando isso e percebendo que você pode transformar a frase "poderia ter sido feito" para: "Isso pode ser feito agora"  Irá te trazer mais esperança e aquele sentimento de recomeço e progresso que todo o empreendedor adora!

Bons Negócios!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Não Estava Preparado?

No Brasil nosso índice de mortalidade de empresas vem diminuindo, porém, em janeiro de 2019, o Boa Vista divulgou uma pesquisa apontando que em 2018, 96,5% das empresas do país que entraram em processo de falência eram Pequenas Empresas. O processo de falência, não significa necessariamente a morte da empresa. No entanto, aponta para o fato de a empresa possuir diversos problemas financeiros e estruturais. Contudo, em uma visão geral o número total de empresas que pediram falência em 2018, foi 13% menor do total de 2017. Já outro dado do IBGE aponta que o Brasil fechou mais de 316 mil empresas nos últimos 4 anos . Esse dado não esta contando o ano de 2020 onde devido à pandemia o número tem subido muito. Quando você decide empreender e fazer seus planos, você normalmente vê e imagina o lado bom das coisas, e tem que ser assim, com certeza! Mas analisando friamente fatos e dados, acredito ser muito importante colocar nos planos de todo o empreendedor um plano de saída do negócio, para ...

U$ 100,00 Challenge, WEEK ONE

          Last week I wrote about the project we would start and today I will report how was it. We start to offer our services, ( when I say our is because its me and my wife, she is the person who "knows the things", I am the person who "manage and sell" ) and we have some clients this week, with a considerable profit. In every business my hint is always have someone who "knows the things" and other who "sell the things" it is possible to have both in a single person, but to execute both functions is very difficult, so in our case we decided to separate the functions. we both have to know about products and how to sell it but each one execute one specific function.           This week I read about how important is the name of your company, and how the entrepreneurs let to choose the name of his or her company as the last part of the process. We worried about the business plan, budget, partnerships, clients among many others and we le...